Somente com pano limpo e detergente neutro ou algum produto próprio e neutro.
Existem ótimos produtos no mercado para retirada de manchas e encardidos e nem sempre é necessária a contratação de empresas especializadas, consulte-nos para orientação adequada do seu caso.
De tempos em tempo será necessária uma nova aplicação da cera acrílica, quando perder o brilho e até a remoção total com removedor e reaplicação do processo completo, quando a camada de cera estiver muito grossa e sem brilho.
Toda superfície polida através de polimento natural deve receber algum tipo de proteção, a mais moderna e indicada e a aplicação de hidrofugante que protege o piso sem alterar a cor e aparência.
Consulte se seu piso/pedra tanto de fábrica quanto no processo de polimento foi aplicado alguma proteção, caso não tenha faça isso imediatamente.
As maiorias das pessoas não sabem, mas ambos podem ser polidos e restaurados, inclusive pequenos reparos em quebrados e rachados ficam praticamente imperceptíveis.
Podem ficar inclusive antiderrapantes em áreas internas e externa, principalmente em áreas abertas como garagens e áreas externas, evitando escorregões e quedas.
- Muito cuidado com o pano que será usado na limpeza, reserve um pano somente para o piso, para não correr o risco de ter resíduos de cloro, agua sanitária, etc.
- Não mergulhe o pano que foi passado no piso no balde com detergente ou outro produto que esteja usando na limpeza, apos cada passada de pano, tire o excesso da sujeira do pano lavando apenas com água e depois mergulhe na agua com a solução, caso contrario só estará transferindo a sujeira de lugar.
- Invista em equipamentos e acessórios de limpeza, vale a pena! Agiliza e encurta o tempo gasto na limpeza e o gasto com produtos de limpeza.
VALORIZE SEU IMÓVEL COM PINTURA EXTERNA
Quando se trata de pintura externa, todos os cuidados são necessários para a realização desse tipo de obra, desde a escolha correta da empresa que ira prestar esse serviço, observando a parte legal e a responsabilidade que lhe cabe na questão trabalhista e dasegurança dos empregados, até a qualidade do material empregado e inclusive a melhor época de ser executado o serviço. Já nas áreas internas (garagem, corredores e paredes), por não sofrerem restrições devido às chuvas, a pintura pode ser iniciada a qualquer momento.
Com relação à durabilidade de uma pintura, o tempo e muito variável. Normalmente se faz de cinco em cinco anos. Há prédios novos que, com dois anos de construção, estão totalmente deteriorados, então vai depender do estado de cada um.
Além do fator estético, a pintura adequada dá proteção às paredes, impedindo, até certo ponto, a umidade , o mofo e alguma infiltração.
A execução do trabalho de pintura de edifícios requer muita técnica, por isso, repetimos, deve ser realizado por empresas bem estruturadas e com bastante experiência.
E preciso tomar muito cuidado com os péssimos profissionais. Estes realizam um trabalho de qualidade ruim, utilizando materiais de má procedência, e, muitas vezes após ter recebido antecipadamente o dinheiro do serviço, abandonam o prédio sem concluir a pintura. Então, no momento de selecionar a empresa, é necessário consultar vários prestadores de serviços.
A partir daí, analisa-se a proposta de cada um, simultaneamente certificando-se sobre a idoneidade da empresa e a qualidade do trabalho. Uma dica imprescindível e conhecer as obras já executadas por ela, visitando-as.
Há também a necessidade de ter um contrato de prestação de serviço contendo todas as especificações do trabalho que irá ser executado, inclusive destacando o material a ser aplicado, o tempo de duração do serviço, a garantia, forma de pagamento e a responsabilidade no que se refere aos funcionários que trabalharão na obra.
Após ter escolhido a empresa, o próximo passo será acompanhar o desenvolvimento do serviço.
-Preparação do edifício
. Algumas recomendações são importantes para que o trabalho não apresente problemas. Veja a seguir:
. E necessário a colocação de uma proteção no térreo, tipo bandeja, para a segurança das pessoas. Trata-se de um dispositivo de segurança de cerca de dois a três metros de altura , a fim de evitar que algum objeto caia e atinja moradores ou pedestres;
. Os funcionários devem estar usando o cinto de segurança ou demais equipamentos de proteção necessários, pois se ocorrer acidente por falta de equipamento de proteção, o síndico poderá ter complicações em eventual processo judicial.
-Procedimentos técnicos
Diversas empresas que executam trabalho de pintura têm seus métodos, porém, em geral, as etapas do trabalho são as seguintes:
Lavagem: essa limpeza varia de local para local, há casos que pode usar produtos químicos, outros não, ou então, só usar detergente neutro, com exceção de algumas fachadas que precisam de cloro para combater fungos;
Restauração: antes de mais nada, é preciso identificar o que é fissura e trinca. Em se tratando de trinca, o tratamento é feito com fundo preparador, sela trinca e demais produtos específicos. Ao fazer o tratamento da trinca, é preciso conhecer o tipo de revestimento da fachada. se for acrílico, deve aplicar o acrílico para ficar uniforme. E assim procede da mesma forma para os demais tipos de revestimento;
A aplicação do selador: passa-se o selador acrílico ou fundo preparador de paredes. Após essa etapa é feita a pintura propriamente dita, utilizando uma tinta de primeira linha, e assim, encerra-se mais uma etapa.
O serviço termina com a limpeza da área trabalhada e uma vistoria final, para se certificar-se do resultado obtido. Caso surja algum defeito, o mesmo deve ser reparado antes de determinado o fim da obra, ou seja, é importante que o sindico vistorie o trabalho executado e, se necessário peça a execução de reparos antes que os funcionários deixem o prédio.
A partir das recomendações aqui divulgadas, o síndico tem em suas mãos um referencial, a fim de executar, com segurança, essa importante obra do prédio.